CLAREAMENTO DENTAL: QUAL O MELHOR MOMENTO PARA FAZER EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Uma das principais expectativas de quem procura o tratamento com aparelhos ortodônticos é a melhora em sua estética.

O clareamento dental é também, sem sombra de dúvidas, outro recurso que pode melhorar a aparência de uma pessoa.

Assim, não é incomum que os pacientes queiram realizar os dois tratamentos ao mesmo tempo e, com isso, melhorar o seu sorriso tanto no formato quanto na cor de seus dentes.

Ainda, outros pacientes querem saber a respeito da possibilidade de combinar as duas coisas porque ouviram falar que o aparelho deixa (ou deixará, no caso de quem já usa) manchas escuras nos dentes.

Logo, querem prevenir/evitar esse escurecimento.

Mas será que a mudança de cor proveniente do uso de aparelho ortodôntico é verdade ou mito?

Continue lendo este artigo e você entenderá:

  • Quais as possibilidades de manchamento dos dentes relacionados ao uso do aparelho dental?
  • Quais cuidados podem reduzir a chance de que aconteça esse tipo de alteração de cor ao final do tratamento ortodôntico?
  • Quais são as alternativas para melhorar a coloração dos dentes e quando elas são indicadas (inclusive o clareamento dental)?
  • Quais são os tipos de clareamento e como funcionam?
  • E, afinal, qual o melhor momento para fazer clareamento se você já usa ou pretende colocar aparelho dental?

Ao final da leitura, você poderá compreender os prós e os contras de realizar o clareamento em cada etapa do seu tratamento.

Se optar por realizá-lo, clique no link a seguir para que você possa agendar sua próxima consulta: bit.ly/Contato


Quais as possibilidades de manchamento dos dentes relacionados ao uso do aparelho dental?

Este ainda é um assunto controverso, mas pesquisas científicas trazem que os principais fatores relacionados ao manchamento dos dentes durante o uso do aparelho dental são:

  • O tipo de produto utilizado para colar os braquetes nos dentes;
  • A maneira como o dente é limpo após a remoção do aparelho no final do tratamento.

Dito de forma mais simples, alguns produtos e procedimentos odontológicos podem aumentar a chance do dente absorver pigmentos do meio externo.

Se utilizados sem os cuidados necessários, tornam os dentes mais suscetíveis a manchas. Especialmente quando a pessoa costuma ingerir bebidas ou alimentos com muitos corantes.

Vale pontuar que falhas na higienização realizada em casa, pelo paciente, também pode contribuir para que surjam manchas nos dentes (neste caso, de cárie mesmo!)

Por isso, importa que os cuidados devidos sejam tomados, no sentido de controlar o seu aparecimento, ou remover as manchas quando necessário.


Quais cuidados podem reduzir a chance de que esse tipo de alteração de cor aconteça ao final do tratamento ortodôntico?

Medidas preventivas ou tratamentos efetivos são baseados na causa dos problemas.

Com o objetivo de reduzir a chance de que uma alteração de cor aconteça ao final do tratamento ortodôntico, podem ser adotados os seguintes cuidados:

  • Fornecimento de orientação sobre higiene ao paciente que começar a usar aparelho ortodôntico (acho isso super importante e fico sempre à disposição para tirar suas dúvidas ao longo de todo tratamento);
  • Avaliação periódica do estado de saúde bucal e da qualidade da higienização feita em casa;
  • Realização de limpeza a cada consulta relacionado à evolução do tratamento com aparelho dental, a fim de garantir melhor higiene e reduzir a presença de pigmentos corantes na boca.

Os demais cuidados são relacionados à escolha e uso de produtos e técnicas odontológicas pelo cirurgião-dentista.


Quais são as alternativas para melhorar a coloração dos dentes e quando elas são indicadas (inclusive o clareamento dental)?

Mais uma vez, aqui precisamos falar sobre os motivos pelos quais os dentes tornam-se mais escuros ou mancham.

A forma de clareamento dental mais adequada para cada caso dependerá disso.

No tópico anterior, falamos como é possível tentar evitar tais “problemas” (entre aspas, porque não são todas pessoas que se incomodam com a coloração de seus dentes).

Aqui, listaremos as principais alternativas para resolvê-los se já tiveram acontecido, isso é, se seus dentes já estiverem manchados.

Existem dois tipos de manchamento/escurecimento dental:

  1. Causados por pigmentos externos;
  2. Causados por alterações na estrutura interna dos dentes.

Na primeira situação, as melhores alternativas são a higienização (melhora na técnica de escovação, realização de limpeza em consultório) e a mudança na dieta (alimentos menos corantes).

Os manchamentos relacionados ao tratamento ortodôntico enquadram-se aqui, sendo sua resolução voltada para estas opções também.

Já na segunda situação, há de se avaliar se o dente está alterado por possuir maior quantidade de pigmentação própria ou se está manchado em virtude de acúmulo de placa bacteriana (causadora da doença cárie).

Se o diagnóstico for relacionado à pigmentação do próprio dente, o clareamento dental pode ser indicado.

Por outro lado, se a mancha está ligada à cárie, deve-se tratar a própria cárie (a depender do nível da doença, o tratamento variará da aplicação de flúor à restauração dental).


Quais são os tipos de clareamento e como funcionam?

Quando você decide fazer seu clareamento dental, poderá escolher entre três opções, sob minha orientação:

  • Clareamento caseiro;
  • Clareamento no consultório;
  • Clareamento combinado (caseiro + consultório).

O resultado final possível é o mesmo para todas elas.

O que muda e não se pode prever é o quanto os dentes clareiam. Isso pode variar de pessoa para pessoa.

O produto clareador é um gel que penetra o esmalte dos dentes e busca destruir pigmentos presentes dentro deles.

Em cada caso, há um limite no efeito alcançado. Sem tentar, não dá pra saber o quão claro será possível deixar os seus dentes.

Agora, para escolha da técnica de clareamento mais adequada para você, considero algumas coisas, como:

  • Sua tendência à sensibilidade (o tratamento em casa é melhor neste sentido, pois utiliza produtos menos concentrados);
  • Sua necessidade de velocidade (no consultório, em duas sessões talvez o resultado seja o mesmo que o uso do clareador por um mês em casa).

A combinação do método caseiro com o de consultório pode aumentar também a rapidez de obtenção nos resultados.

Todavia, reforço que o resultado final possível é o mesmo para todos, independentemente do produto e da velocidade com que o tratamento é feito.

Todos funcionam pelo mesmo mecanismo.


E, afinal, qual o melhor momento para fazer clareamento se você já usa ou pretende colocar aparelho dental?

Na maioria dos casos, é recomendável aguardar o final do tratamento ortodôntico para fazer o clareamento dental.

O gel clareador age por contato com a superfície dos dentes (onde ele encostado fica propenso a clarear). Quando o tratamento chega ao final, a possibilidade de se utilizar o gel abrangendo todo o dente é maior. Isso evita que partes dele fiquem sem clarear.

Agora, se realmente existir uma necessidade para que seja feito o clareamento dental antes do tratamento, é necessário aguardar pelo menos 7 dias após o clareamento para começar o uso do aparelho ortodôntico.

Ainda, se houver pressa em clarear os dentes no final do tratamento, pode-se realizar o procedimento ainda com o aparelho em boca. Sob o risco de ser necessário refinar os resultados quando ele for removido.


CONCLUSÕES

Se você deseja realizar o clareamento dental e já usa aparelho, o mais indicado é esperar terminar o tratamento para removê-lo e, então, passar pelo procedimento.

Há diferentes tipos de manchas que podem surgir nos dentes e os cuidados para reduzir a chance que ocorram, assim como as alternativas para removê-las, dependerão de sua causa.

Quando o clareamento dental for a solução mais indicada, é essencial passar por uma avaliação a fim de decidamos qual é a opção de técnica mais adequada para você.

Caso tenha alguma dúvida mais ou queira agendar uma consulta para que eu possa fazer sua avaliação completa, clique no link: bit.ly/Contato

#CuideMaisDeVocê! Esse é o movimento. 🙂

matheusfelter

Especialista e Professor em Ortodontia. Graduado e Mestre pela UFG. Tratamentos para um sorriso mais atraente e saudável, com aparelho metálico ou transparente. CRO-GO 15 061.

Website: https://matheusfelter.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *